O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é um dos processos seletivos mais concorridos do país, entre os estudantes concluintes da educação básica. Na edição 2024, pelo 3º ano consecutivo, a Casa Durval Paiva será ponto de prova especial para 4 pacientes acolhidos. Para esse ano, o Exame será de responsabilidade da banca CEBRASPE, que aplicará a prova na Instituição, nos dias 03 e 10 de novembro.
Os alunos beneficiados são Ana Luiza Mário, residente em Natal, com diagnóstico de Tumor de células germinativas e estudante do cursinho oferecido pela CDP; Jhennifer Félix, residente da cidade de Lagoa salgada, com diagnóstico de Leucemia, transplantada e estudante do cursinho oferecido pela CDP; Maria Clara Araújo, residente da cidade de Assú, com diagnóstico de Sarcoma de Ewing, abriu mão de participar do cursinho oferecido pela CDP, para ser monitora de Inglês com os estudantes da classe hospitalar; e Wallassy Junnio, residente da cidade de Baixa do Meio, com diagnóstico de Tumor desmoplásico e está matriculado na 1º série do Ensino Médio, prestando o concurso como treineiro.
A longa durabilidade do tratamento oncológico leva a mudanças na rotina da criança e do adolescente, o que inclui a dificuldade ou impossibilidade de frequentar o meio escolar. Atualmente, o espaço educacional da Casa Durval Paiva é composto pelas Classes Hospitalar e Domiciliar, dispondo de uma rotina de atividades curriculares e extra curriculares interdisciplinares, em parceria com as escolas regulares, onde os pacientes estão matriculados.
Esse é o resultado da missão da Casa Durval Paiva, que é “acolher a criança e ao adolescente com câncer e doenças hematológicas crônicas e seus familiares, antes, durante e após o tratamento, buscando a cura, contribuindo para o resgate da cidadania, dignidade e a qualidade de vida”.
Conheça outras ações e projetos desenvolvidos pela Casa em www.casadurvalpaiva.org.br ou nas redes sociais da instituição (@casadurvalpaiva).