Entidades do trade turístico se unem à FNF para pleitear Natal como sede da Copa Feminina 2027

Reunião provocada pela Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio RN debateu com Federação Norte-rio-grandense de Futebol e poder público chances da capital potiguar ser incluída no Mundial de Futebol
Representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) debateram, na sexta-feira (02), as chances de candidatura de Natal como uma das cidades-sedes da Copa do Mundo Feminina de Futebol FIFA 2027. A reunião foi convocada pela Câmara Empresarial do Turismo (CET) – órgão consultivo da Fecomércio que reúne 15 entidades do trade – junto à Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) e também contou com a participação do poder público Estadual e Municipal.
Apesar da capital potiguar ter ficado de fora do anúncio oficial do Brasil como país que receberá o Mundial, segundo a FNF, nem tudo está perdido. Ainda em agosto, está prevista a visita de uma comissão técnica da FIFA a Natal, que fará uma avaliação da Arena das Dunas e infraestrutura disponível na cidade para o Mundial. Esta será a oportunidade da iniciativa privada e poder público de apresentarem os diferenciais da capital potiguar e do próprio Estado.
O coordenador da CET, George Costa, explica que a inclusão de Natal entre as cidades-sedes é importante não apenas pelo momento em si, mas por trazer benefícios a toda uma cadeia que envolve os setores do Turismo, Serviços e Comércio. “A vitrine que se forma de uma Copa do Mundo de Futebol é gigantesca e nós precisamos estar em destaque. Por isso nosso apelo, e a vinda até a FNF, que demonstra claramente o apoio que o setor produtivo do turismo junto à CBF e a FIFA”. Costa acrescenta que a proposta não é retirar nenhuma das cidades já escolhidas, mas acrescentar Natal na lista, já que alguns estádios têm previsão de receber cerca de oito jogos. Isso permitiria que determinadas disputas sejam relocadas dentro do calendário previsto.
Diretor executivo da Fecomércio RN, Laumir Barrêto, destaca que a entidade sempre esteve presente para apoiar iniciativas como esta, somando forças e fazendo a ponte entre público e privado. “Em 2014, Natal já provou ter capacidade de receber uma Copa do Mundo. Temos uma infraestrutura adequada para os visitantes, um estádio que permite o porte desses jogos e outras características que nos qualificam. A Fecomércio RN está à disposição para participar dessas discussões e apoiar o que for preciso”.
União de forças
Durante o encontro, o presidente da FNF, José Vanildo da Silva enfatizou que este é um momento ímpar para o futebol no RN. “Fico muito feliz com a iniciativa da Fecomércio RN e apoio que estamos recebendo. Pela primeira vez, nós, que representamos o futebol potiguar, vemos este envolvimento do setor produtivo em nos ajudar numa campanha importante como esta”. José Vanildo explicou que a Federação está aguardando o retorno ao Brasil do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que está em Paris para os Jogos Olímpicos 2024. Após a chegada dele, será articulada a data da visita dos técnicos da FIFA a Natal.
Além de diversos representantes de entidades que compõem o trade turístico e Câmara da Fecomércio RN, também participaram do encontro: o subsecretário estadual de Esportes e Lazer, Cezinha Nunes; a secretária municipal de Turismo, Ohana Fernandes; a secretária municipal de Esportes e Lazer, Jódia Melo; e os vereadores Felipe Alves e Nina Souza.
Copa 2024 movimentou negócios em Natal
O Instituto Fecomércio RN (IFC) realizou um levantamento sobre os efeitos da Copa do Mundo de 2014 para o Comércio Varejista e Serviços no Rio Grande do Norte, tomando-se como universo de análise o período entre janeiro de 2013 e dezembro de 2015, englobando, além dos dias efetivos de jogos, os meses pré e pós-evento.
Em 2013, o Comércio Varejista potiguar cresceu 9,3%, número muito semelhante ao da vizinha Paraíba, que não foi sede de Copa e cresceu 9,2%. Já em 2014, o RN viu suas vendas crescerem 3,2% contra 2,6% da Paraíba. Os números apontam que o estado colheu frutos do fato de ter sediado a Copa em Natal naquele ano. Apenas o crescimento acima da Paraíba (0,6 ponto percentual) equivale a um montante de algo em torno de R$ 16,8 milhões circulando no Varejo do estado. Os meses em que este impacto foi maior foram junho, setembro, outubro e novembro.
Já os Serviços (que englobam o Turismo), receberam um impacto forte da Copa no seu período prévio, especificamente no período de dezembro de 2013 a maio de 2014, com crescimentos mensais ascendentes que chegaram a atingir 9,1% em janeiro e 8,6% em março. Este movimento denota um aquecimento voltado às preparações para o recebimento do evento, entre outras coisas, por exemplo, a montagem da Arena Fun Fest da Fifa e a ação de vários estabelecimentos de bares, restaurantes e afins para organizar locais onde as torcidas pudessem assistir aos jogos.
Sobre a Copa Feminina 2027
Em maio de 2024, a FIFA anunciou o Brasil como o anfitrião do Mundial Feminino que acontecerá em 2027. Junto com o país, foram anunciadas 10 cidades que receberão os jogos, deixando de fora apenas Natal e Curitiba que haviam sido sedes durante a Copa de 2014. Por enquanto, estão confirmadas as competições nos seguintes estádios: Beira-Rio (Porto Alegre), Arena Corinthians (São Paulo), Maracanã (Rio de Janeiro), Mineirão (Belo Horizonte), Fonte Nova (Salvador), Arena Pernambuco (Recife), Arena Castelão (Fortaleza), Arena da Amazônia (Manaus), Arena Pantanal (Cuiabá) e Mané Garrincha (Brasília).