Levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio RN revela grande satisfação do público e movimentação econômica expressiva durante o evento.
A tradicional Festa de Sant’Ana de Currais Novos, realizada em julho de 2024, gerou impactos significativos para a economia local e registrou grande aprovação tanto por parte do público participante quanto dos empresários. Os dados são de duas pesquisas conduzidas pelo Instituto Fecomércio RN (IFC), que avaliaram a percepção dos participantes e o desempenho do comércio local durante o evento, e que foram apresentadas na terça-feira (27).
O levantamento revela que 76,2% dos empresários ouvidos na pesquisa consideraram que o evento impactou positivamente suas vendas, destacando o papel fundamental da festa para o comércio de Currais Novos. De forma geral, Comércio e Serviços incrementaram em 13,3% seu investimento nos preparativos para o evento, na comparação com 2023.
O setor de Serviços foi o que registrou o maior crescimento com os empreendedores afirmando que aumentaram seu investimento médio em mais de 51%, o que resultou em um crescimento superior a 36% no faturamento médio diário.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, David Narwith, reforçou a importância de ter acesso aos números da pesquisa, que está no seu quarto ano. “A secretaria não tinha esses números e conversamos com Helder (presidente do Sindivarejo Currais Novos) sobre a importância desse levantamento. Eu percebo que a gente segue melhorando nos pontos que são apontados como negativos a cada edição”, ressaltou.
Para o padre Cláudio Dantas, pároco de Sant’Ana, os pontos positivos superam os itens que a melhorar. “Temos muito o que comemorar. A festa já está consolidada na região, com mais de 200 anos de tradição”.
Perfil dos Participantes
Outro ponto de destaque é o perfil dos participantes, que eram, em sua maioria, visitantes e turistas, representando 53,7% dos entrevistados. A pesquisa também apontou que a maior motivação para participação na festa é ainda a tradição (apontada por 39,8% do público); seguida das atrações musicais e festas gratuitas (citadas por 37,5%). Os números reforçam a importância cultural e religiosa da festa para a comunidade do município da região Seridó.
O levantamento também indica que a maior parte dos participantes (97,3%) pretende retornar à festa no próximo ano, o que demonstra a fidelização do público e o potencial contínuo de crescimento do evento.
Para o presidente do Sindivarejo Currais Novos, Helder Araújo, os resultados confirmam a relevância da Festa de Sant’Ana para a economia da região. “A Festa é uma das responsáveis pela movimentação econômica na cidade. No que cabe ao Sindicato, estamos sempre oferecendo capacitações – via Sistema Fecomércio e Senac RN –, para o empresariado se preparar para festa, e esse ano não foi diferente. Aqui, faço questão de registrar um agradecimento ao presidente Marcelo Queiroz, que sempre atende nossas solicitações”, afirmou.
Confira a pesquisa completa em: www.fecomerciorn.com.br/ pesquisas.
Qualifica Varejo
No momento da apresentação da pesquisa, o dirigente lançou a programação do Qualifica Varejo, oferecidos pelo Senac RN. Os cursos, que serão ministrados no auditório da CDL Currais Novos, serão realizados entre 4 de setembro e 16 de outubro, sempre às quartas-feiras, às 19h.
São seis oportunidades de aprendizado: Liderança para Equipes de Alto Desempenho; Como a Inteligência Artificial pode Transformar seu Negócio e Maximizar Resultados; Liderança Inspiradora para Equipes de Varejo; Recrutamento e Seleção de Talentos para o Varejo: Construindo uma Equipe de Alta Performance; Estratégias de Conteúdo para Redes Sociais no Varejo; Negociação e Persuasão para Vendedores; e o Poder do WhatsApp: Como Vender Estoque Parado e Aumentar o Lucro.
Para mais informações ou se inscrever, os interessados podem procurar o Sindivarejo Currais Novos pelo telefone (84) 3431-1166.