Setembro em Flor: Liga realiza ações no Seridó para chamar atenção sobre prevenção do câncer ginecológico

Liga Contra o Câncer

 

Criada pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos -EVA , para chamar atenção à importância dos cuidados ginecológicos, a campanha “Setembro em Flor” acontece em todo país e no Rio Grande do Norte a programação conta com ação de qualificação e conscientização na Liga Contra o Câncer. Nos dias 4 e 5 de setembro, a região Seridó recebe o projeto “Qualifica Atenção Primária à Saúde” em Caicó e Currais Novos.

Em Caicó, o evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, no Hospital de Oncologia do Seridó, enquanto em Currais Novos a programação será na quinta-feira, no Centro de Diagnóstico e Ensino do Seridó. Nos dois dias, a ação conta com palestras da médica oncologista Sulene Cunha e do gestor de Navegação Oncológica da Liga, Júnior Gomes.

O foco da campanha deste ano é chamar atenção para o diagnóstico precoce e para a importância das mulheres se conhecerem para conseguir identificar os primeiros sinais da doença. “Esse é um mês muito importante porque está relacionado a cânceres que ainda têm muita prevalência. O câncer do colo uterino é o segundo que mais mata mulheres e 90% dos tumores está relacionado ao vírus HPV, que hoje temos como prevenir através da vacinação dos nossos adolescentes”, explica Sulene Cunha.

Além disso, a EVIS, startup parceira da Liga Contra o Câncer vai apresentar um simulador de imagens ginecológicas realísticas através de óculos de realidade virtual imersiva. A tecnologia permitirá que os participantes experimentem cenários clínicos de maneira mais próxima da realidade, contribuindo para uma melhor compreensão e eficácia nas ações preventivas.

“O Setembro em Flor no Seridó promete ser uma oportunidade única de aproximação entre a Liga e os profissionais que estão junto da comunidade, os agentes comunitários de saúde , com a capacitação que trará subsídios de antecipar diagnósticos e alterar positivamente os desfechos dos números do câncer.

A junção do ensino em saúde, melhores especialistas, o uso de tecnologia de ponta nos diagnósticos, contribuem significativamente para a saúde da população da região”, explica Grayce Castro, gerente de ensino do Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI).