Exposição Alma Mater é aberta com sucesso e segue até 10 de dezembro

Foto: Divulgação

Com assinatura do artista plástico Cesar Revorêdo, visitação é gratuita e com agendamento prévio

Em noite concorrida, no Gabinete da Arte, em Natal-RN, a exposição “Alma Mater: A força do feminino na arte de Cesar Revorêdo” teve abertura nessa terça-feira (26) e segue até o dia 10 de dezembro. Com curadoria de Manoel Onofre Neto, a exibição leva assinatura do artista plástico Cesar Revorêdo e ressalta a intencionalidade do artista criar experiências que vão além do estético. Um verdadeiro convite à reflexão sobre as mudanças socioculturais que têm moldado o lugar da mulher na contemporaneidade e sua transição ao longo do tempo.

“A construção desse acervo começou entre o final de 2018 e início de 2019, seguindo até os dias atuais. Durante esses anos, algumas obras foram vendidas e estão preenchendo novos espaços, dentro e fora do Brasil”, comenta Cesar Revorêdo, que destaca: “Os elementos utilizados estão ligados ao feminino. E os escritos que trago, refletem a memória de minha infância. Quando eu era criança, tive uma espécie de ‘ira’ ao ver os registros dos pintores viajantes pelo Brasil de séculos passados e, aquilo, me incomodava. Perguntava-me ‘como eles escreviam alí, em cima das obras?!’ E, na verdade, não eram obras de arte e, sim, registros científicos, o que eu só fui perceber muitos anos depois. Mas ficou na memória e, hoje, esses elementos foram reunidos de maneira cuidadosa pelo curador Manoel e podem ser vistas na exposição de forma artística”, ressalta Revorêdo.

César Revorêdo é um nome incontornável da arte contemporânea. Artista plural e inquieto, transita com elegância entre diferentes linguagens e técnicas, sempre com um olhar atento para a complexidade das emoções e das narrativas humanas. A exposição possibilita o encontro entre a arte e a alma. Uma contemplação da força criadora e pulsante do feminino.

“Alma Mater: A força do feminino na arte de Cesar Revorêdo” tem entrada gratuita. Para visitação é necessário agendamento através do número: 84 99137-8652 e também seguir o perfil @cesarrevoredoart

Serviço

Exposição – Alma Mater: A força do feminino na arte de Cesar Revorêdo

Artista: Cesar Revorêdo
Curador: Manoel Onofre Neto
Quando: Até 10/12
Local: Gabinete da Arte – Rua Silvério Soares, 1010 – Tirol – Natal/RN
Entrada: Gratuita, mediante agendamento (84 99137-8652) e seguir o perfil @cesarrevoredoart

Nelson Wilians é uma das grandes atrações do Fórum Negócios Experience, em Natal

Foto: Divulgação

O advogado Nelson Wilians será um dos principais palestrantes do Fórum Negócios Experience, um dos maiores eventos corporativos e de empreendedorismo da América Latina.
Conhecido como o “Rock In Rio do Empreendedorismo” devido à sua proposta inovadora e experiência única de festival empreendedor, o evento reúne pessoas de todo o Brasil e conta com a presença dos maiores especialistas do mercado.
Wilians é uma das maiores referências da advocacia brasileira. Começou do zero e fundou o Nelson Wilians Advogados (NWADV), que hoje está presente em todas as capitais do Brasil e nas principais cidades do interior, além de ter representações na Ásia, Europa e América Latina.
Em menos de 30 anos, ele transformou seu escritório em um ícone da advocacia moderna, sendo o maior da América Latina em número de advogados e em serviços full service.
Foi o primeiro advogado a estampar a capa da Forbes no mundo.
Presidente do Nelson Wilians Advogados e do NW Group, Wilians é também autor do best-seller Loucura, não. Coragem! e um fenômeno digital, com mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais, onde compartilha sua visão inovadora sobre empreendedorismo jurídico.
Com o objetivo de inspirar a nova geração de advogados, Wilians percorre o Brasil ministrando palestras para estudantes e jovens profissionais, incentivando-os a transformar desafios em oportunidades.

Loucura, não. Coragem!
Após a palestra, Nelson Wilians dará continuidade ao evento com uma sessão de autógrafos de seu livro, aproveitando para responder a perguntas rápidas sobre o processo de criação.
Publicado pela Literare Books International, o livro — que em poucas semanas se tornou best-seller — aborda os desafios enfrentados pelos jovens profissionais, oferecendo orientações práticas extraídas da trajetória de Wilians e dos obstáculos que superou ao longo de sua carreira.
O prefácio do livro, assinado por Nizan Guanaes, um dos nomes mais influentes da publicidade brasileira, evidencia a relevância do conteúdo para jovens profissionais que buscam se destacar em um cenário altamente competitivo.

26ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Natal,

26ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Natal, ocorrerá no próximo 15 de dezembro na Praia dos Artistas, o tema deste “Melhor idade LGBTQIAPN+: respeitem nossas histórias”, O objetivo da parada foi conscientizar sobre as demandas dessa parcela da comunidade.

O tema deste ano, “Melhor idade LGBTQIAPN+: respeitem nossas histórias”, foi escolhido para destacar as demandas da população mais idosa da comunidade. Ressaltamos que os direitos conquistados pelas novas gerações da comunidade LGBT+ são fruto das lutas dos mais velhos, que hoje enfrentam o envelhecimento muitas vezes sem o suporte necessário.
“O LGBTQIAPN 50 + convive com dupla invisibilidade: ser idoso e pertencer ao grupo LGBTQIAPN+”, esse estigma pode ser ainda mais amplo se somado à raça, escolaridade, renda entre outros fatores. O preconceito, a solidão, a violência e a falta de redes de apoio que o acolha, provocam um estresse físico e emocional, gerando sérias doenças como depressão, ansiedade, distúrbio do sono, hipertensão, diabetes etc. Há ainda, além disso, os que apresentam Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como o HIV, tuberculose, hepatites virais entre outras, nas pessoas trans, a dor é tão profunda que muitas vezes as levam ao suicídio.

Fecomércio RN homenageia líderes empresariais com o Mérito Jessé Freire 2024

 
Comenda celebra 16 presidentes de sindicatos filiados, reconhecendo sua contribuição ao fortalecimento do setor e da economia potiguar
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) realizou, na noite de ontem (27), no Olimpo Recepções, a entrega do Mérito Jessé Freire 2024. O evento, que reuniu mais de 400 convidados, homenageou os 16 presidentes dos sindicatos filiados à instituição, celebrando as lideranças que fortalecem os setores de comércio, serviços e turismo no estado.
Durante o evento, o presidente do Sistema Comércio RN, Marcelo Queiroz, destacou a importância dos homens e mulheres que estão à frente das entidades patronais do estado. “Cada um deles, com suas histórias e realizações, ajuda a construir o presente e o futuro dos nossos setores e segmentos, tornando o Rio Grande do Norte mais competitivo e mais próspero.”
A cerimônia integra as comemorações dos 75 anos da Fecomércio RN, celebrados em 2024, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social. Também reforçou as ações do Sistema Comércio que, somente em 2024, resultaram em mais de dois milhões de atendimentos em áreas como educação, saúde e qualificação profissional, promovidas pelo Sesc e Senac.
O Mérito Jessé Freire é a mais importante comenda da entidade. Há mais de duas décadas, a honraria reconhece figuras de destaque do setor produtivo, reafirmando o legado de visão e coragem de seu patrono. No período de 1964 a 1980, Jessé Freire foi o único potiguar a assumir a presidência da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), inspirando até hoje as novas gerações de empresários a investirem no progresso do estado.
Ainda durante o evento, a presidente do Sincofarn, Diva Dutra, destacou a importância da liderança do presidente Marcelo Queiroz. Em nome dos demais sindicatos, ela conduziu uma homenagem, reconhecendo o presidente como uma figura central no fortalecimento do Sistema Comércio no Rio Grande do Norte.
“A Fecomércio RN tem sido um pilar de apoio, modernidade e articulação estratégica. Isso se deve ao trabalho de muitos, mas destaco aqui o trabalho do presidente Marcelo Queiroz, cuja liderança consolidou a Federação como uma força indispensável para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, com visão de futuro, diálogo e capacidade de unir nosso sistema”, concluiu Diva, lembrando que a homenagem também simbolizou a gratidão pela contribuição em um momento emblemático, celebrando os 75 anos da Fecomércio RN.

Disfunções tireoidianas e a saúde feminina: especialista alerta para a importância do diagnóstico precoce

Estudo recente destaca a alta incidência de disfunções tireoidianas entre as mulheres

Dados publicados pela Revista Femina em outubro de 2024 revelam que as mulheres são afetadas pelas disfunções tireoidianas de cinco a 20 vezes mais do que os homens, o que representa um desafio significativo para a saúde feminina em todas as fases da vida. Além de regular o metabolismo, a glândula tireoide desempenha um papel essencial no funcionamento de todos os sistemas do organismo. Para esse público, as disfunções vão além das questões metabólicas e agem no bem-estar físico, mental e emocional.

De acordo com Robinson Dias, presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn), a prevenção é o primeiro passo. “Na mulher, as disfunções tireoidianas assumem um importante impacto em aspectos como o desenvolvimento físico, a fertilidade, a evolução da gravidez e a saúde mental e cardiovascular, afetando-as desde a infância até o envelhecimento, muitas vezes de forma silenciosa. Isso torna fundamental a conscientização sobre os sintomas e a prevenção, com a realização de exames regulares”, destaca o especialista.

Impactos ao longo da vida

As disfunções podem afetar a saúde das mulheres ao longo de diferentes fases da vida. Na infância, o hipotireoidismo congênito, quando não tratado, compromete o desenvolvimento físico e neuropsicomotor. Já na adolescência, alterações hormonais provocadas pela tireoide podem resultar em irregularidades menstruais, puberdade precoce ou tardia e até dificuldades escolares.

Durante a idade reprodutiva, condições como hipotireoidismo e hipertireoidismo interferem na fertilidade e aumentam os riscos de complicações gestacionais, incluindo abortos, partos prematuros e bebês com baixo peso ao nascer. No climatério e na menopausa, os sintomas tireoidianos podem se confundir com as mudanças hormonais naturais do envelhecimento, impactando a saúde cardiovascular, a densidade óssea e a qualidade de vida das mulheres.

O especialista alerta a prevenção como maior aliado das mulheres contra essa condição. “Com exames simples, como a dosagem do TSH, é possível diagnosticar precocemente as disfunções tireoidianas. O tratamento adequado pode transformar a qualidade de vida das pacientes”, finaliza Robinson Dias.

Prefeito em exercício visita obras do Hospital Municipal de Natal

Visita pref Eriko Jácome ao Hospital Municipal – foto Emanuel Amaral

 

O prefeito em exercício de Natal, Eriko Jácome, visitou na manhã desta terça-feira (26) as obras do novo Hospital Municipal. Na oportunidade, ele percorreu as dependências da primeira etapa da unidade de saúde e ficou satisfeito com o avanço dos serviços. O prédio que está sendo erguido na Avenida Prefeito Omar O’Grady, no bairro Pitimbu, conta com cerca de R$140 milhões em investimentos. A secretária Municipal de Planejamento, Shirley Cavalcanti, o secretário municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes, e o secretário municipal de Saúde, Chilon Batista, acompanharam a visita.

 

A primeira etapa do prédio contará com 100 novos leitos, sendo 10 Unidades de Terapia Intensiva e 90 de leitos clínicos, compreendendo ainda o bloco logístico e serviços assistenciais, como centro de diagnóstico e laboratório de análises clínicas. Dentro do bloco logístico, estão contemplados setores como almoxarifado, CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico), farmácia central, cozinha, lactário/enteral, refeitório, lavanderia, Central de Material e Esterilização. Além disso, a primeira etapa abrangerá a área administrativa e disponibilizará vestiários, sanitários e alojamentos para os funcionários.

 

“Essa é uma obra de grande envergadura que será entregue à população de Natal. Viemos acompanhar o andamento dos serviços e podemos atestar a celeridade no trabalho. A nossa cidade terá um Hospital de qualidade, oferecendo uma estrutura exemplar para pacientes e toda equipe de profissionais”, ressaltou Eriko Jácome.

Divulgada a programação da 1ª edição do Festival de Cinema Negro “Ancestralidade como Potência”

Realizado na Casa da Ribeira, de 27 a 30 de novembro, traz filmes que priorizam a representatividade negra –  programação para escola da rede pública e também ao público em geral

Narrativas auto ficcionais que recontem as histórias já vividas por pessoas negras, filmes que tratem sobre diáspora africana, feminismo negro, filmes LGBTQIAPN+ roteirizados e produzidos por pessoas negras e filmes com personagens negros em posição de ascensão, é com base nessas temáticas que está disposta a programação da 1ª edição Festival de Cinema Negro Ancestralidade como Potência, que acontece nesta semana na Casa da Ribeira, de 27 a 30 de novembro –  entrada gratuita, com distribuição de ingressos 1h antes de cada sessão.

O FestCineNegro prioriza, em seu programa, filmes que tenham em si a representatividade negra, seja na narrativa da obra audiovisual fazendo uso da ancestralidade, como também a composição da ficha técnica majoritariamente negra: elenco, direção e roteiro. O Festival traz ao público o cinema negro produzido em sua maioria, de forma independente no Brasil.

São quatro dias, sempre com a exibição de um longa-metragem, mais cinco curtas-metragens e bate-papo com realizadores. Ao todo serão exibidos 24 filmes, quatro bate-papos e uma Residência Artística. Confira a programação abaixo:

– Dia 27/11, das 14h às 18h (EXCLUSIVO para Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, da Zona Norte de Natal): Abertura oficial da 1º edição do Festival de Cinema Negro Ancestralidade como Potência, com sessão exclusiva e grauita para a Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, da Zona Norte de Natal (RN). Serão exibidos 5 curtas-metragens e o longa “Sementes, mulheres pretas no poder” de Éthel Oliveira e Júlia Mariano (Rio de Janeiro – RJ). No final das exibições será realizado um bate-papo com Rosy Nascimento e André Santos;

– Dia 28/11, 19h às 22h: Exibição do longa “Vaga Carne” de Grace Passô e Ricardo Alves Jr. (MG) e 5 curtas-metragens e no final um bate-papo com Anthony Rodrigues e Osani;

– Dia 29/11, 19h às 22h: No programa a exibição do longa “Othelo, o grande” de Lucas H. Rossi dos Santos(RJ) e 5 curtas-metragens e no final um bate-papo com Kell Allen e Maria Antônia;

– Dia 30/11, das 19h às 22h: O último longa do festival é “Marte Um” de Gabriel Martins (MG) e completando o programa uma seleção de 5 curtas-metragens e um bate-papo com Jane Gomes e Auana Câmara.

O Festival é incentivado pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Norte por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Fundação José Augusto – Lei Paulo Gustavo. É um projeto da Produções Ancestrais em parceria com a Todesplay.


Saiba mais em @festcinenegro

Especialista em Direito orienta consumidores para compras seguras na Black Friday

 

Planejamento e atenção são fundamentais para evitar armadilhas nas promoções

A Black Friday é nesta sexta-feira (29) e é fundamental que os consumidores redobrem a atenção para evitar prejuízos na hora de comprar os produtos em promoção. Eduarda Vale, professora do curso de Direito da Universidade Potiguar (UnP), integrante do Ecossistema Ânima, o maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, alerta para os cuidados que devem ser adotados pelos consumidores antes de finalizar as compras.

É importante pesquisar com antecedência os produtos ou serviços desejados, comparar preços e verificar se as lojas são reconhecidas no mercado e confiáveis. Além disso, o consumidor deve avaliar suas necessidades reais e verificar as condições e características dos produtos para não cair em promoções falsas”, orienta a especialista.

Ainda de acordo com a docente da UnP, a legislação brasileira, por meio do Código de Defesa do Consumidor (CDC), prevê que a publicidade deve ser clara e precisa. “A publicidade é vista como enganosa quando há omissões de informações primordiais que conduzam o consumidor a adquirir o produto motivado por erro. É considerado crime a propaganda enganosa, conforme previsto no art. 67 do Código de Defesa do Consumidor”, explica.

Vale também lembra que, mesmo durante períodos de promoções como a Black Friday, os direitos do consumidor continuam válidos, independente do local da compra, se físico ou virtual. “O direito de arrependimento é uma garantia prevista no artigo 49 do CDC. Ele assegura que o consumidor tem até sete dias corridos após o recebimento do produto para solicitar a devolução ou troca, independentemente do motivo. É uma proteção essencial, especialmente para compras realizadas pela internet”, afirma.

Núcleo de Prática Jurídica da UnP Mossoró

A professora destaca ainda que o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da UnP está disponível para atender consumidores que enfrentem dificuldades com compras, como práticas abusivas ou problemas com devoluções.

Os consumidores que se sentirem lesados durante a Black Friday ou em qualquer outro período do ano podem buscar o Núcleo de Prática Jurídica da nossa Universidade, onde oferecemos suporte e orientação jurídica gratuita para situações relacionadas ao Direito do Consumidor”, reforça Eduarda.

Os atendimentos do NPJ são direcionados aos cidadãos que possuem renda de até dois salários mínimos. O agendamento pode ser realizado presencialmente, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 21h, e também por mensagem de texto via WhatsApp: (84) 3323-8219.

Varejo potiguar deve movimentar R$ 920 milhões durante a Black Friday; veja itens mais procurados

De acordo com estudo do Instituto Fecomércio RN, mais da metade dos consumidores vão aproveitar os descontos para antecipar compras do Natal
 
Última grande data para o faturamento do varejo antes do Natal, a Black Friday neste ano será celebrada no dia 29 de novembro. De acordo com levantamento do Instituto Fecomércio RN (IFC), o período de ofertas e descontos especiais deve injetar aproximadamente R$ 920 milhões na economia do estado. Os negócios de Natal e de Mossoró devem registrar o maior aumento no volume de vendas, movimentando cerca de R$ 332,5 milhões e R$ 73,4 milhões, respectivamente.
De acordo com a pesquisa de intenções de compras do IFC, 61% dos consumidores de Natal e 51,6% dos de Mossoró pretendem ir às compras durante a Black Friday. Além disso, o estudo revela que 57,9% dos natalenses desejam aproveitar as ofertas e os descontos para antecipar compras para o período natalino. Na capital do Oeste, 32,3% dos consumidores ouvidos pelo Instituto Fecomércio RN afirmaram que vão utilizar as promoções oferecidas na data para adiantar compras do mês que vem.
Eletrodomésticos serão os mais procurados em Natal
 
A maior parte dos natalenses que vai às compras pertence ao sexo feminino (61,1%), tem de 25 a 34 anos de idade (65,9%), concluiu o ensino superior (62,5%) e possui renda familiar mensal acima de 10 salários mínimos (74,5%).
Aproximadamente 38,4% das pessoas que aproveitarão os descontos em Natal pretendem comprar eletrodomésticos, mas a procura por roupas (24,2%) e eletrônicos (20,7%) também deve aumentar durante a Black Friday. Além disso, os natalenses esperam gastar uma média de R$ 725,66. Para 62,1% dos entrevistados pelo IFC, o parcelamento com cartão de crédito será a principal forma de pagamento; enquanto 33,7% devem comprar à vista, com cartão de débito ou transferência por pix.
 
41,2% dos mossoroenses pretendem comprar três ou mais produtos
Em Mossoró, a maioria das pessoas que vai às compras durante a Black Friday pertence ao sexo feminino (53,9%), tem de 18 a 24 anos de idade (68,2%), possui ensino superior completo (55,9%) e vive com renda superior a 10 salários mínimos (72,7%). Os itens mais procurados no município serão roupas e acessórios (32,2%), seguidos por eletrodomésticos (23,6%) e perfumes e/ou cosméticos (20,5%).
De acordo com o levantamento do Instituto Fecomércio RN, a forma de pagamento mais utilizada pelos mossoroenses deve ser o cartão de crédito. Cerca de 72% dos entrevistados pelo IFC afirmaram que pretendem parcelas as compras da Black Friday, enquanto apenas 22,2% devem realizar pagamentos utilizando dinheiro em espécie, cartão de débito ou transferências por pix. A pesquisa também revelou que, em 2024, o gasto médio do consumidor de Mossoró deve ser de R$ 537,55.
Metodologia – Para mapear as intenções de compras para a Black Friday, o Instituto Fecomércio RN (IFC) entrevistou, durante o mês de outubro, um total de 600 consumidores de Natal e 501 de Mossoró. O nível de confiança de ambos os levantamentos é de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais. Confira as pesquisas completas no site: https://fecomerciorn.com.br/pesquisas