Prefeitura realiza mais uma edição dos Jogos Paradesportivos de Natal

Jogos Paradesportivos 2022 – foto Joana Lima

Com foco na inclusão e valorização do desporto paralímpico, a Prefeitura de Natal realiza neste mês de novembro mais uma edição dos Jogos Paradesportivos. A iniciativa chega à sua sexta edição, reunindo 510 paratletas que irão disputar 14 modalidades em oito praças esportivas espalhadas pela cidade. A abertura do evento vai acontecer nesta sexta-feira (8), às 9 horas, no Palácio dos Esportes, e as disputas vão seguir até o próximo dia 15. 


“Já virou tradição na nossa cidade a realização dos Jogos Paralímpicos. É um evento que tem como objetivo principal valorizar os paratletas e promover a prática esportiva entre pessoas com deficiência, destacando a importância da inclusão social e da melhoria da qualidade de vida dessa parcela importante da população. A Prefeitura tem orgulho de promover essa iniciativa”, destaca o prefeito Álvaro Dias.

 

Os Jogos Paradesportivos são uma oportunidade para atletas com deficiências demonstrarem suas habilidades, além de sensibilizar a sociedade sobre a importância do esporte para todos. Durante os dias de realização dos jogos, os participantes poderão competir em diversas modalidades adaptadas, reforçando o espírito esportivo.

 

Segundo a secretária municipal de Esporte e Lazer, Jódia Melo, a realização do evento também reafirma o compromisso da Prefeitura de Natal em promover políticas públicas que incentivem a inclusão e o respeito à diversidade, proporcionando um espaço onde todos possam vivenciar a prática esportiva de forma igualitária.

 

“A população está convidada a prestigiar os jogos e apoiar os atletas, que certamente trarão inspiração e motivação a todos os presentes. Vamos todos fazer parte dessa celebração do esporte e da inclusão”, conclama a secretária titular da SEL.

 

Pela 21ª vez, Ecocil é a marca de Construção Civil mais lembrada e leva Prêmio Top Natal

A Ecocil é, mais uma vez, a marca mais lembrada pelos natalenses, no segmento da Construção Civil, pelo Prêmio Top Natal 2024, promovido pelo Sistema Tribuna do Norte de Comunicação em parceria com o Instituto Consult. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (07), em um evento no Wish Hotel Resort, na Via Costeira. A empresa foi citada por 21,7% dos entrevistados na pesquisa.

A incorporadora, que tem mais de 75 anos no mercado potiguar, está entre as marcas que mais ganharam o Top Natal. Das 22 edições, a Ecocil levou o prêmio 21 vezes. “É um orgulho imenso saber que os natalenses têm a Ecocil como uma empresa de referência. Isso demonstra a nossa credibilidade e a confiança dos nossos clientes. Quero agradecer a todos por esse reconhecimento que nos deixa muito felizes”, disse o diretor-presidente, Silvio Bezerra. Por causa do número de premiações, a empresa recebeu uma homenagem durante a solenidade.

A Ecocil se orgulha em ter no seu portifólio grandes obras de infraestrutura, como a Ponte de Igapó, o CCAB Sul e os estádios Machadão e Frasqueirão, todos na capital do RN. No ramo imobiliário, a empresa assina projetos de sucesso, como o Plano 100, lançado em 1994, com 600 apartamentos construídos, em um sistema inovador de pagamento e vendas recordes. A Ecocil também foi responsável pela construção de outros empreendimentos, como Sports Parks, Flórida Gardens, Pablo Neruda, Portinari, Quatro Estações, Metrópolis, West Park, Flora Boulevard, entre outros.

Em 2024, a incorporadora lançou o Harmonia, o maior projeto imobiliário da história do RN. Um bairro privado e sustentável, localizado no prolongamento da Avenida Prudente de Morais, na Grande Natal. O projeto de alto padrão conta com área para a construção de condomínios horizontais, além de apartamentos e espaço para comércio, escolas, shopping e outros serviços. Tudo isso com um dos mais modernos e atuais sistemas de segurança. Serão 112 hectares de área construída.

Na última semana, a Ecocil também recebeu o reconhecimento do seu trabalho e serviços prestados ao estado pelo Prêmio Líderes do Rio Grande do Norte 2024, promovido pelo LIDE RN. A empresa venceu a premiação nas categorias ESG Responsabilidade Ambiental e Melhor Empresa – Inovação.

Feira ExpoMulti leva artesanato e gastronomia para o Shopping Cidade Verde

O Shopping Cidade Verde recebe uma nova edição da Feira ExpoMulti neste fim de semana. Com entrada gratuita, a multifeira de negócios e cultura vai contar com muito artesanato, gastronomia, música e espaço kids.

O evento vai acontecer das 15h às 21h, no estacionamento do shopping. Nos dois dias, a feira será animada com Forró Enxerido tocando o melhor do forró pé de serra.

Entre os artigos vendidos estão roupas, bijuterias, acessórios, artigos para presentear e muito mais, além de uma praça de alimentação com várias opções.

“A ExpoMulti já é uma parceira do shopping e é uma ótima oportunidade para quem deseja antecipar as compras de fim de ano com presentes únicos e artesanais”, afirma Keila Araújo, gerente de marketing do Shopping Cidade Verde.

O Shopping Cidade Verde

Inaugurado em 2017, o Shopping Cidade Verde está localizado na avenida Ayrton Senna e conta com diversas opções para compras, polo de saúde, espaço gastronômico e serviços. Nos últimos meses, além de novas operações, o mall ganhou três novos espaços para garantir mais comodidade aos clientes: o CV Garden Fest, a Sala de Regulação Sensorial e o CV Pet.

Serviço:
Expomulti no Shopping Cidade Verde
Dias 9 e 10 de novembro, das 15h às 21h
Entrada Gratuita
Mais informações: https://www.instagram.com/shoppingcidadeverde

Batendo Perna lança projeto de transmissões ao vivo e leva audiência para o coração dos grandes eventos do RN

 

Natal/RN – 07 de novembro de 2024 – Há 22 anos na TV, o Batendo Perna é referência em entretenimento, turismo e cobertura dos maiores eventos do Rio Grande do Norte, agora expandindo ainda mais sua presença com transmissões ao vivo e exclusivas. Após o sucesso do podcast (BPCast), onde o programa entrevista grandes personalidades, a nova aposta é o Batendo Perna Ao Vivo, uma série de coberturas que leva aos espectadores uma experiência inédita e imersiva, com múltiplas câmeras e uma estrutura de última geração.

As lives, que já transmitiram eventos de peso como a festa do influenciador Cremosinho, o Samba Carolina na Arena das Dunas e, recentemente, o show de Joelma e Grafith na Convenção da Redemais (que rendeu repercussão nacional), têm chamado atenção pelo diferencial: quatro câmeras fixas e duas móveis, que oferecem ângulos exclusivos, registram o público e capturam cada detalhe, aproximando o espectador da energia ao vivo do evento. Essa cobertura dinâmica faz do Batendo Perna Ao Vivo uma novidade que revoluciona a transmissão de eventos no estado e promete encantar a audiência.

Para Juninho, apresentador e CEO do programa, o projeto é uma inovação que aproxima o público e amplia o acesso aos eventos. “A ideia nasceu porque muita gente não consegue estar presente, seja por estar fora da cidade ou porque o evento lota rápido e nem todos conseguem ingresso. Agora, com as transmissões ao vivo, estamos oferecendo a oportunidade de as pessoas vivenciarem tudo de onde estiverem. É uma forma de ampliar o alcance dos eventos e levar essa energia para além das fronteiras”, explica Juninho.

O próximo desafio do programa será no dia 9, na tradicional festa do Marista. Com uma transmissão exclusiva, o Batendo Perna vai garantir que o público acompanhe de perto toda a diversão e os melhores momentos do evento. É mais um marco para o programa, que reafirma seu compromisso com o entretenimento de qualidade, inovação e, acima de tudo, com o público fiel que o acompanha há mais de duas décadas.

Batendo Perna Ao Vivo vem para atender ao desejo crescente do público por acesso imediato aos maiores eventos locais e nacionais – uma experiência que só a expertise de um programa consolidado como o Batendo Perna poderia oferecer.

Considerada primeira repórter trans do RN, estudante da UnP vence 11° Prêmio FIERN de Jornalismo

 

Reportagem vencedora narrou “O papel do IEL na inserção de estudantes trans no mercado de trabalho”

A repórter Mellyssa Almeida da Silva, conhecida como Mell, famosa por suas reportagens na TV Ponta Negra (SBT) e por ser reconhecida como a primeira repórter trans do Rio Grande do Norte, conquistou o 11º Prêmio de Jornalismo do Sistema FIERN na categoria Estudante. A cerimônia de premiação aconteceu na última terça-feira (5).

Mell está no 4º período de Jornalismo na Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. O projeto vencedor, fruto da parceria com Lincoln Medeiros, estudante de Jornalismo do 5º período, foi desenvolvido em formato de vídeo na Agência Escola UnP. O material abordou o tema “O papel do IEL na inserção de estudantes trans no mercado de trabalho”.

A reportagem narra a trajetória de Laura Brito, estudante de Direito da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e a primeira aluna trans do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) a ingressar no mercado de trabalho. Atualmente, ela atua no Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte (TRT-RN).

“Nossa reportagem conta um pouco sobre essa visibilidade que o IEL proporciona aos estudantes que desejam entrar no mercado de trabalho, principalmente as pessoas trans que quebram as barreiras não só do preconceito, mas de toda uma luta por ter o seu espaço, respeito e dignidade no mercado“, conta Melyssa.

“É um momento de muita emoção, saber que só tínhamos um celular e um sonho e deu tudo certo. Esse prêmio representa tanta coisa, tantas histórias, tantas pessoas. É importante demais não só para mim, mas para tantos e tantas que são invisibilizados todos os dias. Esse é o meu segundo prêmio, e hoje vejo que posso sonhar em uma sociedade mais igualitária, pois sabemos o quão difícil é viver em meio ao preconceito. Prêmios como esses nos dão mais coragem para lutar por nosso espaço. Quero agradecer a todos que nos apoiaram e nos ajudaram nessa reportagem que contou histórias que inspiram”, comemora a repórter da TV Ponta Negra.

Para o coordenador de área, Eder Miranda, o reconhecimento é um reflexo não apenas do talento e dedicação dos estudantes, mas também do papel transformador que a educação tem na sociedade. “Esse tipo de conquista é fundamental para a UnP, pois demonstra que estamos formando profissionais críticos e engajados, prontos para contribuir com uma sociedade mais inclusiva e justa”, frisa.

É Tetra! DNA Center ganha prêmio Top Natal e é o laboratório mais lembrado pelo quarto ano seguido

O DNA Center é a marca de Laboratório de Análises Clínicas mais lembrada pelo consumidor natalense pelo quarto ano consecutivo. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (07) durante o Prêmio Top Natal 2024, em uma cerimônia no Wish Hotel Resort, na Via Costeira. A premiação é promovida pelo Sistema Tribuna do Norte de Comunicação. O DNA Center teve 37,2% das citações durante o levantamento, que é feito pelo Instituto Consult.

“É um momento de muita alegria e satisfação ter esse reconhecimento da população. Estamos há 24 anos no mercado buscando sempre um atendimento de excelência, investindo em inovação e tecnologia para dar a melhor assistência em saúde aos nossos clientes, com confiança e credibilidade. Esse prêmio é de todo mundo que faz o DNA Center”, disse a sócia-diretora Gioconda Leão, que esteve presente na solenidade.

Consolidade como um Hub de Saúde, o DNA Center possui mais de 30 unidades espalhadas em todas as regiões do Rio Grande do Norte e na cidade de São Bento, na Paraíba, com mais de 3 mil exames oferecidos.

O grupo está em plena expansão com a abertura de cinco franquias no último ano, nas cidades de João Câmara, São Paulo do Potengi, Touros, Macaíba e Nova Cruz. Em breve, vai abrir outras em Extremoz, Santa Cruz, Currais Novos e uma segunda unidade em Caicó.

A empresa possui ainda outros braços, como o DNA KIDS, com atendimento especializado para crianças; o DNA PET, primeiro laboratório de análises clínicas veterinárias e biologia molecular do estado; e o DNA CARE, que busca atender os pacientes que necessitam de cuidados médicos e de enfermagem em domicílio. Além das clínicas médicas, com atendimento em várias especialidades.

Na última semana, o DNA Center também teve o seu trabalho reconhecido pelo Prêmio Líderes do Rio Grande do Norte 2024, promovido pelo LIDE RN, como Empresa de Saúde do ano. A marca também recebeu a premiação pelo quarto ano seguido.

Ministério da Saúde lança Plano de Ação para combater arboviroses

 

Para 2025, o governo federal vai disponibilizar R$ 1,5 bilhão para o enfrentamento do conjunto de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

 

Cumprindo agenda administrativa em Brasília, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, participou nesta quinta-feira (07) da apresentação do novo plano do Ministério da Saúde para combater arboviroses em todo país. Para 2025, o governo federal vai disponibilizar R$ 1,5 bilhão para o enfrentamento do conjunto de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, chikungunya, zika e febre do oropouche.

Segundo o Ministério da Saúde, os recursos serão utilizados em novas tecnologias para o controle vetorial, na preparação da rede pública de saúde, garantia de insumos essenciais e na articulação com estados e municípios.

Organizado em seis eixos principais, o plano do traz ações voltadas para prevenção, vigilância, controle vetorial, estruturação da rede assistencial, preparação para emergências e comunicação com a participação da comunidade.

A ministra Nísia Trindade disse que o plano é uma resposta ao aumento de arboviroses em diversas regiões do Brasil. Ela enfatizou a importância da colaboração entre governo federal, estados e municípios para o sucesso das ações de combate às arboviroses.

“Precisamos unir forças com todos os estados do Nordeste para enfrentar as arboviroses de maneira eficaz. Ouvir todos vocês e apresentar os planos é essencial para alinhar as ações concretas”, afirmou a ministra, destacando a necessidade de coordenação nas estratégias de prevenção e combate ao mosquito transmissor.

A governadora Fátima Bezerra, atual presidenta do Consórcio Nordeste, reiterou o compromisso com o tema e anunciou que vai levar a discussão para o Fórum Nacional de Governadores e Governadoras, visando fortalecer a integração entre as unidades federativas na luta contra as arboviroses. “A cooperação é fundamental para ampliar a eficácia das ações e alcançar melhores resultados na proteção da população”, disse.

A secretária de Saúde do Rio Grande do Norte, Lyane Ramalho, também deu destaque ao trabalho conjunto para o controle da dengue no Rio Grande do Norte, com foco na formação de agentes de saúde para identificar focos do mosquito e concentrar esforços nos municípios com maiores índices de infestação.

“Não utilizamos nenhuma tecnologia avançada, mas a formação dos agentes de descobrir os criadouros e realmente ver quais os municípios tinham os piores indicadores e dar atenção ao que era necessário. Por todo esse trabalho de enfrentamento, conseguimos um excelente índice em 2024”, pontuou.

Também estiveram presentes na reunião secretários de saúde dos estados do Nordeste, além dos governadores da Bahia, Jerônimo Rodrigues; do Piauí, Rafael Fonteles; e do Ceará, Elmano de Freitas.

Ampliação de consultas e exames

Durante a reunião com a governadora Fátima Bezerra, a ministra Nísia Trindade também apresentou as medidas previstas no Programa Mais Acesso à Especialistas (PMAE). O programa federal — lançado oficialmente em abril — visa ampliar e qualificar o atendimento especializado.

Segundo Fátima Bezerra, o PMAE garante recursos federais às secretarias de saúde para custear serviços públicos e contratar a rede privada (rede complementar), a fim de ampliar o acesso a consultas especializadas e exames diagnósticos.

“O objetivo é ampliar o atendimento especializado, garantindo que mais potiguares tenham acesso aos serviços de saúde de forma rápida e sem precisar enfrentar longas filas”, explicou a governadora.

De acordo com o Ministério da Saúde, o novo modelo de financiamento, denominado Oferta de Cuidados Integrados (OCI), reúne procedimentos essenciais para o tratamento de uma doença ou condição específica.

Se comprovado que o paciente recebeu todo o atendimento necessário, o Ministério da Saúde repassará os recursos em até 30 ou 60 dias, dispensando o usuário de enfrentar filas. O valor da OCI é maior do que a soma de cada procedimento individualmente na Tabela SUS.

De acordo com a secretária Lyane Ramalho, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) já aderiu integralmente ao PMAE. Além disso, ressaltou ela, o programa está presente em todos os 167 municípios potiguares e nas 8 regiões de saúde do estado.

“Isso é fruto do trabalho conduzido pela Sesap desde o lançamento do PMAE, com a atuação do Grupo Condutor Estadual, articulação com as áreas técnicas da Sesap, superintendência regional do Ministério da Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS)”, disse Ramalho.

Proposta de alimentação saudável nas escolas

Durante a reunião, a apresentadora Bela Gil e a pesquisadora Laura Miller propuseram ao Ministério da Saúde e estados brasileiros a redução do consumo de ultraprocessados nas escolas. O projeto seria iniciado na região Nordeste. A proposta busca limitar a comercialização desses produtos nas instituições de ensino da região.

“A proposta é muito relevante, e daremos encaminhamento à câmara técnica do Consórcio NE da Agricultura Familiar. Todos os estados do Nordeste já implementaram o Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária (PECAFES), que exige que pelo menos 30% das compras governamentais sejam da agricultura familiar, além de terem avançado em programas para além da merenda escolar. Criamos o PAS (Programa de Alimentação Saudável), em cooperação com os nove estados. Fica o convite para avançarmos nessa pauta”, afirmou a governadora.

Entidades entendem Decreto como gesto necessário, mas insuficiente

As entidades representativas do setor produtivo do Rio Grande do Norte – FIERN, Fecomércio RN, Faern, Facern, FCDL e CDL Natal – entendem que o Decreto Governamental nº 34.094, que estabelece regras para controle de gastos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual representa um gesto necessário e bem-vindo, mas insuficiente.
A maior parte das medidas limita-se ao período da “noventena”, ou seja, o prazo previsto em lei para que um possível aumento do ICMS entre em vigor, caso seja aprovado pelo Legislativo. O Decreto traz o mês de abril de 2025 como prazo final para a maioria das medidas de austeridade que deveriam ser não somente urgentes, mas definitivas.
O quadro geral do Estado do Rio Grande do Norte é muito preocupante. A receita fiscal do Estado precisa crescer a partir do potencial que temos em nossa terra, por meio do desenvolvimento, da atração de novos negócios, do ambiente de segurança jurídica e acolhimento ao investidor.
Uma aliança entre os poderes constituídos, o setor produtivo e a sociedade é necessária, para que haja um compromisso perene em relação ao equilíbrio das contas públicas, de forma que os investimentos, que nosso estado tanto anseia, sejam garantidos.
Assinam esta nota:
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte – Fecomércio
RN
Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte – FIERN
Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte – Faern
Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Norte – Facern
Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte – FCDL
Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal – CDL Natal