FLIPIPA COMEÇA QUINTA-FEIRA REUNINDO LITERATURA, MÚSICA E CULTURA POPULAR

A oitava edição do Festival Literário da Pipa (FLIPIPA) começa nesta quinta-feira (14), mantendo a tradição de reunir grandes nomes da literatura nacional, regional e internacional além de atividades educativas, lançamentos de livros, cultura popular, teatro, contação de estórias e muito mais. O evento vai até o sábado (16), na Praça do Pescador, com entrada franca.

Nas mesas literárias (Tenda dos Autores), os temas vão desde as Biografias ao Romance passando pela Ficção, Cangaço, Escrita Portuguesa, Ancestralidade, Culturas, Linguagens e obra de Câmara Cascudo.
Nomes como Zezé Motta, Itamar Vieira Júnior, Lira Neto, Adriana Negreiros, José Luís Peixoto, Ronaldo Correia de Brito, Paulo Nascimento, Vicente Serejo, Humberto Hermenegildo, Onofre Jr, Manoel Onofre Neto, Thiago Gonzaga, Alessandra Augusta e André Tessaro ocupam os debates na Tenda dos Autores sempre a partir das 18h30.

A programação completa está disponível no Instagram @flipipaoficial
CONVERSAS FLIPIPA
Na Tenda dos Autores (durante o dia) e nos hotéis Pipa Lagoa, Sun Bay, Bicho Preguiça e Bupitanga acontece o “Conversas FLIPIPA”, onde escritores, músicos, poetas e convidados debatem linguagens literárias e transversalidade resultando também em pocket shows líteros-musicais e ainda oficinas ministradas para estudantes e público em geral.

O projeto “Conversas FLIPIPA” reúne Regina Azevedo, Andreia Clara Galvão, Marcos Guerra, Miguel Carcará, Alexandre Alves, Dudu Galvão, Tiago Landeira e Rafael Barros (Os Chicos).

Começa na quinta-feira, às 9h, na Tenda dos Autores, com o Rapper, grafiteiro e produtor cultural Miguel Carcará com a oficina “Rimas na poesia de Zila Mamede”. Também na quinta-feira (14), a partir das 14h, tem Andreia Clara Galvão, ministrando contos de duas histórias baseadas em cartas e narrativas contidas no livro Cartas da Praia, de Hélio Galvão. Fechando o “Conversas FLIPIPA” da quinta tem Dudu Galvão na Pousada Bicho Preguiça a partir das 16h30 com apresentação musical em formato trio, centrada na obra de Caetano Veloso.

Na sexta-feira (15) é a vez de Marcos Guerra, quadrinista, pesquisador e ilustrador ocupar a Tenda dos Autores com a oficina “Adaptando Literatura para Quadrinhos com Câmara Cascudo”. Também na sexta, o Rapper, grafiteiro e produtor cultural Miguel Carcará ministra a oficina “Rimas na poesia de Zila Mamede” no Hotel Bupitaga (17h).

No sábado (16) tem a poeta Regina Azevedo na Tenda dos Autores com o tema “Lendo e Escrevendo com Poetas Nordestinas”, onde apresenta um breve panorama da poesia contemporânea escrita por mulheres nordestinas e propõe exercícios de escrita motivados pelos textos lidos.

No sábado, no Hotel Sun Bay (16h30), tem também “Os Chicos/80” com os músicos Tiago Landeira e Rafael Barros, que estarão acompanhados de violão e percuteria neste passeio pela obra de Chico Buarque de Hollanda. Já no Hotel Pipa Lagoa (16h30) tem a Poesia e a Canção Contemporânea Potiguar com Alexandre Alves e Dácio Galvão.

BIBLIOSESC NO FLIPIPA

Com tradição superior a uma década, a biblioteca móvel do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Bibliosesc) é uma das atrações da oitava edição do FLIPIPA.

O Bibliosesc tem o objetivo de incentivar o hábito da leitura, pautado em iniciativa arte-educativa que engloba o universo literário e a disponibilidade de uma biblioteca que se desloca para oferecer gratuitamente um acervo atualizado e diversificado à população que mais carece desse serviço cultural.

CORTEJO E ORQUESTRA

A Prefeitura de Tibau do Sul programou diversas atrações para a oitava edição do FLIPIPA. Além da forte presença de alunos das redes pública e privada de ensino, haverá apresentação da Orquestra Guaraíras, na sexta (15), às 17h30, na Tenda dos Autores, além de Cortejo Cultural começando às 17h, no Construpipa e chegando na Praça do Pescador.

LANÇAMENTOS, EDITORAS E SEBOS

A programação do FLIPIPA 2024 inclui lançamentos literários. Entre eles o “Na Contra Mão” de Falves Silva, além das presenças do Sebo Vermelho, Sebo Seburubu, Sebo Gajeiro Curió, Editora da UFRN e Cooperativa da UFRN.

A Editora da UFRN contará com um estande para comercialização de uma vasta seleção de títulos de seu acervo, que abrange diversas áreas do conhecimento, incluindo ciências humanas, exatas, sociais, tecnologia, artes e saúde.

Essa diversidade reflete o compromisso da editora com a produção acadêmica e a disseminação do conhecimento. Além das vendas, a EDUFRN promoverá o lançamento do livro “Dona Militana: tradução estética de narrativas da romanceira potiguar”, da artista plástica Angela Almeida.

Realizado pela Fundação Hélio Galvão e o Escritório Candinha Bezerra, o FLIPIPA tem patrocínio da Assembleia Legislativa do RN, Governo do RN/Fundação José Augusto/Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Lazer, Sebrae, Fiern/SESI, Fecomércio/SESC, Preserve Pipa/Convention Bureau e Prefeitura de Tibau do Sul.

E conta com Apoio Institucional da Tribuna do Norte, Inter TV, TVU, Athenas Turismo, Armação Propaganda, UFRN/Editora Universitária, Cooperativa Cultural e Consulado Português.
TRADIÇÃO DESDE 2009
O Festival Literário da Pipa recebeu ao longo dos últimos 15 anos diversos nomes da literatura brasileira para debater sobre livros, ideias, memórias e celebrar a história e a cultura popular do Rio Grande do Norte.

Realizado pela Fundação Hélio Galvão, com a curadoria do escritor Dácio Galvão, o FLIPIPA passeou ao longo dos anos pela literatura, quadrinhos, roteiros, biografias e cultura digital.

Presentes nas edições do Festival Literário da Pipa ficcionistas, biógrafos, poetas, educadores e intelectuais de gerações e estilos diferentes. Eduardo Jardim, Marcelino Freire, João Ubaldo Ribeiro, Mia Couto, Arnaldo Antunes, Mário Magalhães, Fernando Morais, Marina Colasanti, Jards Macalé, Antônio Risério, Paulo Betti, Antônio Cícero, Jorge Mautner, Demétrio Diniz, Vicente Serejo, Cassiano Arruda Câmara, Tácito Costa, Ângela Almeida, Woden Madruga, César Ferrario, Vinícius Viramundo, Fernando Yamamoto, Beatriz Madruga, Márcio Benjamin entre tantos outros.

FLIPIPA 2024 (8ª EDIÇÃO)

Praça do Pescador, Pipa, de 14 a 16 de Novembro de 2024

Hospital Veterinário de Natal chega a dois meses registrando mais de 2.000 atendimentos

Cachorro em atendimento no consutorio do Hospital Mn. Veterinario.foto Emanuel Amaral 12.09

 

Com dois meses de atividade, o Hospital Veterinário de Natal está preenchendo uma lacuna importante em prestação de serviços públicos à população e seus pets. Somente no mês de outubro, o hospital realizou 629 consultas clínicas e mais de 1.800 procedimentos ambulatoriais, firmando o compromisso da Prefeitura de Natal com a saúde pública da população e cuidado com os animais.

 

Aberto no dia 10 de setembro, o primeiro hospital público veterinário de Natal fica no bairro da Ribeira e representa um avanço na área de atendimento a animais de estimação. Equipado com aparelhos de Raio X e com a realização de exames laboratoriais e de imagem, o hospital realiza cerca de 600 atendimentos mensais.

 

Com a chegada do aparelho de Raio X na unidade, a demanda por este tipo de exames chega a mais de 300 por mês. Serviços laboratoriais como hemograma também são requeridos em proporção elevada, resultando em mais de 1.500 exames realizados por mês. O investimento realizado pela Prefeitura ainda garantiu o uso de aparelhos de ultrassonografia que somaram 178 exames realizados no mês de outubro.

 

O serviço pioneiro em Natal completou no último domingo (10) dois meses de serviço, devido ao planejamento e decisão da gestão em favorecer a saúde de todos os que vivem na capital. “Estamos felizes em ver o sucesso do Hospital Veterinário muito desejado e buscado por nós, e que agora contribui para o acesso a um serviço público importante, bem equipado e de qualidade, com atendimentos que incluem cirurgias e exames para os pequenos animais”, relata o prefeito Álvaro Dias.

 

Os principais atendimentos feitos pelos veterinários nos últimos meses foram a clínica geral e cirúrgica, com enfoque nos procedimentos de retirada de nódulos e infecções uterinas, que representam as principais procuras pelos usuários.

 

Os animais mais levados para consultas foram os cães SRD (sem raça definida), popularmente conhecidos como “vira lata”, porém, os tutores

dos animais felinos também representam alta taxa de procura em busca por atendimento para seus pets.

 

A população se mostra satisfeita pelo serviço prestado pela Prefeitura de Natal, aproveitando a oportunidade para consultar os animais que necessitam de auxílio médico. “O atendimento daqui é muito bom, foi a primeira vez que vim e o médico atendeu a minha cadela super bem, com atenção e muito conforto na hora dos exames”, conta Francisca Souza, 56, tutora de animal em atendimento médico.

 

Casos mais recorrentes Os diagnósticos mais recorrentes no hospital, desde sua inauguração, foram a Leishmaniose, Doença do Carrapato e lesões ortopédicas. Partindo para os procedimentos cirúrgicos, eles são realizados em baixa e média complexidade que dependem da avaliação do médico veterinário do atendimento. No mês de outubro, 75 cirurgias de baixa e média complexidade foram realizadas no hospital.

 

“A gente prioriza um atendimento técnico e de boa qualidade. Os veterinários estão sempre sendo avaliados e tentando manter um atendimento de alto nível. Nos mantemos atentos a todos atendimentos, prestando o serviço à população de forma que os animais encontrem uma estrutura adequada para as necessidades deles”, garante a coordenadora do Hospital Veterinário, Jéssica Porto.

 

Atualmente, a equipe médica conta com quatro profissionais de Medicina veterinária que atuam das 8h às 17h, de segunda a sexta. No período da manhã, são priorizados os atendimentos com mais de 20 fichas distribuídas, já no período vespertino a equipe médica atende os animais que necessitam de retorno.

 

Utilizando a tecnologia em seu favor e dos pets, o Hospital ainda realiza atendimentos remotos, a partir do canal TeleVet, disponível pelo aplicativo “Natal Digital”. Uma ferramenta que facilita o diálogo com o tutor, sem a necessidade de deslocamento com seu pet até o espaço físico.

Sistema Fecomércio RN entrega Prêmio de Jornalismo e homenageia comunicadores

 
O Sistema Fecomércio, Sesc e Senac RN anunciou, na tarde desta terça-feira (12), os vencedores da 6ª edição do Prêmio de Jornalismo da instituição. A cerimônia, realizada no auditório do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, reuniu mais de 150 comunicadores do estado e foi marcada pela entrega de uma soma superior a R$ 50 mil em prêmios.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a competição é uma forma de valorizar a dedicação dos comunicadores que atuam em veículos locais e reconhece o compromisso do jornalismo com as pautas do setor terciário.
“Além de levar as ações do Sistema para a população, mantendo todos informados sobre o trabalho que realizamos, esses profissionais ajudam a mostrar tudo que o Comércio de Bens, Serviços e Turismo faz pela nossa economia”, destacou Marcelo.
A cerimônia de anúncio dos vencedores também contou com momento de reconhecimento a personalidades da comunicação potiguar. A presidente do Sistema Ponta Negra de Comunicação, Miriam de Sousa; o fundador da 98FM, Felinto Rodrigues; o radialista Luiz Almir; e o jornalista Luís Antônio Felipe – o Papinha, falecido no mês de agosto – foram homenageados.
6º Prêmio Sistema Fecomércio RN de Jornalismo distribuiu mais de R$ 50 mil
Em comemoração ao aniversário da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte, o Prêmio de Jornalismo deste ano reconheceu as melhores reportagens da imprensa local sobre o tema “Fecomércio RN: 75 anos transformando a vida dos potiguares e impulsionando a economia do RN”.
A competição premiou trabalhos em seis categorias: Jornalismo Impresso; Telejornalismo; Radiojornalismo; Fotojornalismo; Jornalismo On-Line; e categoria especial para estudantes. O primeiro e o segundo lugar de cada categoria receberam R$ 6 mil e R$ 3 mil, respectivamente. O vencedor da modalidade estudante foi premiado com R$ 2 mil.
O Sistema Fecomércio RN também premiou o vencedor geral do 6º Prêmio Sistema Fecomércio RN de Jornalismo, escolhido entre os ganhadores das seis categorias, com um prêmio adicional de R$ 3 mil. O vencedor foi o repórter Lamonier Araújo, da TV Assembleia, que se destacou com a matéria “Fecomércio 75 anos: dados na economia e na vida dos potiguares”.
Para Lamonier, tetracampeão do Prêmio Fecomércio, a premiação “vai além de uma excelente oportunidade para destacar o trabalho da Federação, que se dedica à sociedade, oferecendo serviços de qualidade em diversas áreas. Trata-se também de um momento de grande reconhecimento da importância do Jornalismo, valorizando o trabalho da imprensa, que, de forma contínua, divulga não apenas as ações e iniciativas da Fecomércio, mas também das outras entidades que integram o Sistema”, disse o vencedor geral.
Confira os vencedores:
Categoria Estudante
Vencedor: Habyner Lima, da TVU, com a reportagem “Dia a dia do Sesc”;
Categoria Fotojornalismo
1º lugar: Magnus Nascimento, da Tribuna do Norte, com a série de fotos “Entrega do Teatro Sandoval Wanderley;
2º lugar: Canindé Soares, para o Blog do BG, com a série de fotos “Em 75 anos, Fecomércio RN contribuiu para vida dos potiguares PCDs”;
Categoria Jornalismo On-line
1º lugar: Roberta Trindade, do portal da Tropical, com a série de reportagens “Comércio de rua, e-commerce e projetos culturais marcam os 75 anos da Fecomércio RN”;
2º lugar: Anderson Barbosa, do Diário do RN, com a matéria “Responsabilidade social: Fecomércio RN abre as portas para a inclusão e mostra que todos podem vencer”;
Categoria Radiojornalismo
1º lugar: Thífanny Thais Alves Batista, da TCM 95 FM, com a matéria “Bússola para o desenvolvimento”;
2º lugar: Carol Reis, da Rádio Assembleia, com a matéria “Sesc RN: protagonismo e transformação na terceira idade”;
Categoria Jornalismo Impresso
1º lugar: Bruno Vital, da Tribuna do Norte, com a matéria “Mudanças na reforma tributária impactam cotidiano de potiguares”;
2º lugar: Ícaro Carvalho, da Tribuna do Norte, com a série de reportagens “Comida na mesa”;
Categoria Telejornalismo
1º lugar: Lamonier Araújo, da TV Assembleia, com a reportagem “Fecomércio 75 anos: dados na economia e na vida dos potiguares”;
2º lugar: Mara Godeiro, da TV Tropical, com a reportagem “Sesc Mesa Brasil: dignidade e segurança alimentar para famílias potiguares”.
Os trabalhos inscritos no 6º Prêmio Sistema Fecomércio RN de Jornalismo foram analisados por uma comissão formada por membros da comunicação do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Rio Grande do Norte, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte e das instituições de ensino UFRN, UnP e Uern.