Dia: 17 de dezembro de 2024
Colaboradores da Moura Dubeux participam em Natal do Circuito Bem-Estar
A corrida e caminhada do Circuito Bem-Estar MD teve sua segunda edição em Natal neste final de semana. Na manhã do último sábado (14), dezenas de colaboradores da Moura Dubeux no RN participaram de um percurso com provas de 2,5 km e 5 km para caminhada e corrida. A concentração aconteceu no Wish Natal, na Via Costeira, e seguiu até o Centro de Convenções, com retorno para o ponto de partida.
O Circuito Bem-Estar MD abrange ações de incentivo e estímulo de práticas para melhoria da saúde e a qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho. O evento ocorre nas sete capitais onde a Moura Dubeux atua: Natal, Recife, Fortaleza, Salvador, João Pessoa, Maceió e Aracaju.
Ao final das provas houve uma confraternização com mesa de lanches saudáveis e entrega de medalhas e prêmios aos três primeiros lugares das categorias masculina e feminina. A corrida e caminhada seguiram todos os procedimentos de segurança e contou e regulamentação dos órgãos municipais e da Prefeitura de Natal.
“Temos este circuito para incentivar nossos colaboradores a se movimentarem, terem mais saúde e qualidade de vida. Sabemos que isso também reflete em um melhor desempenho profissional e pessoal, e a Moura Dubeux fica muito feliz por contribuir e promover esta confraternização em um período tão significativo do ano”, frisou Homero Moutinho, diretor regional da Moura Dubeux no RN.
Wescley Magalhães, gerente da incorporadora no RN, também destacou a importância da iniciativa. “A Moura Dubeux está sempre conectada com seus colaboradores e é mais do que justa a preocupação em proporcionar o bem-estar e promover essa conscientização da qualidade de vida, que é uma política da empresa. O Circuito Bem-Estar MD no Rio Grande do Norte foi um sucesso.”
Primeira Escola de Danças Populares do RN encerra 2024 com espetáculo “Entre o Rio e o Mar”
Nesta quarta-feira, dia 18 de dezembro, às 18h30, o D’Praia (R. Francisco Gurgel, 899, Ponta Negra) será palco de um evento que promete emocionar e encantar: o espetáculo “Entre o Rio e o Mar”, uma celebração única das tradições e histórias culturais do Rio Grande do Norte.
Com direção coreográfica que mescla elementos tradicionais e contemporâneos, o espetáculo marca o encerramento das atividades de 2024 da Escola de Danças Populares do RN, a primeira instituição do estado dedicada exclusivamente ao ensino e preservação das danças populares. A apresentação também será a cerimônia de colação de grau da primeira turma da escola, um marco histórico para a cultura potiguar.
Inspirado pela conexão entre o rio Potengi e o Oceano Atlântico, “Entre o Rio e o Mar” propõe uma travessia poética e dançante, onde movimentos traduzem a alma, a resistência e o pertencimento do povo natalense. O espetáculo traz ao público uma releitura vibrante de manifestações populares que atravessam gerações, destacando a riqueza cultural dos bairros, comunidades e festas da cidade do Sol.
“Este é mais do que um espetáculo, é um convite para navegar por nossas raízes e redescobrir Natal através da dança”, afirma a direção da escola. O momento especial, resultado de meses de aprendizado, dedicação e amor à cultura potiguar, promete uma noite inesquecível para aqueles que têm o privilégio de prestigiar este marco na história das danças populares do Rio Grande do Norte.
A iniciativa tem patrocínio pela Lei Câmara Cascudo do Supermercado Nordestão, Governo do Estado, Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte e Fundação José Augusto do RN e visa preservar e fortalecer as tradições regionais.
Serviço:
Espetáculo “Entre o Rio e o Mar”
📅 Data: 18 de dezembro de 2024
⏰ Horário: 18h30
📍 Local: D’Praia (R. Francisco Gurgel, 899 – Ponta Negra)
Evento exclusivo para convidados.
Softwares que simulam jogos virtuais podem salvar recém-nascidos que precisam de cateter
Pesquisas foram encabeçadas pelo Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Potiguar e receberam registros do Instituto Nacional de Propriedade Industrial
A busca por tecnologias que aprimorem a formação dos profissionais da saúde e, ao mesmo tempo, protejam a vida de pacientes recém-nascidos, ganha um novo capítulo com os avanços das pesquisas realizadas no Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Potiguar (PPGB/UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima.
Sob a orientação do professor Dr. Ricardo Ney Cobucci, a pesquisadora Débora Feitosa de França desenvolveu dois programas de computador que foram recentemente aprovados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI): o PICC BABY RV (BR512024004008-0) e o PICC BABY GAME (BR512024004007-2).
Esses softwares têm como objetivo revolucionar o treinamento para a inserção de cateteres PICC (cateter central de inserção periférica) em recém-nascidos internados em unidades de terapia intensiva neonatal (UTI). A ideia surgiu da própria experiência de Débora como enfermeira, ao perceber que a falta de treinamento adequado entre os profissionais da saúde pode resultar em complicações graves para os bebês, que necessitam de cuidados intensivos.
Normalmente, a inserção do PICC é realizada por profissionais que aprendem diretamente nos neonatos ou em modelos de simulação com manequins. No entanto, como alerta Débora, esse processo, quando feito de forma inadequada, pode trazer sérios riscos aos pequenos pacientes, especialmente em um ambiente tão delicado quanto a UTI neonatal.
Com esse desafio em mente, a doutoranda, em colaboração com o professor Dr. Alyson Matheus de Carvalho Souza, do Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e com o apoio de alunos de graduação e doutorandos, desenvolveu duas ferramentas inovadoras que simula todo o processo de inserção do PICC sem a necessidade de contato físico com os recém-nascidos.
PICC Baby Game
O PICC BABY GAME, um serious game, permite que os profissionais de saúde passem por todas as etapas de preparação e inserção do cateter dentro de um ambiente virtual que replica a UTI real. Este programa foi criado para que os profissionais se familiarizem com o ambiente hospitalar e as ferramentas utilizadas, preparando-os para as demandas reais de suas funções. O sucesso dessa iniciativa já foi validado por meio de sua publicação nos anais do 22º Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital e pode ser acessado no link: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbgames_estendido/article/view/27927.
PICC Baby RV
Já o PICC BABY RV é um software de realidade virtual (RV) que, após a experiência no jogo, permite que os profissionais aprimorem ainda mais suas habilidades. Equipados com óculos de realidade virtual, eles podem imergir em uma UTI virtual e treinar todos os passos para realizar a inserção segura do cateter em um ambiente totalmente controlado, sem riscos à segurança dos pacientes.
“Essas inovações representam um avanço significativo no treinamento de profissionais de saúde, proporcionando a oportunidade de aprender e aprimorar habilidades sem comprometer a segurança dos neonatos”, afirma Débora.
Com a aprovação dos programas pelo INPI, Débora Feitosa de França e sua equipe de pesquisa não apenas contribuem para a educação de profissionais da saúde, mas também para a melhoria contínua das práticas médicas, garantindo mais segurança e eficácia no cuidado de bebês prematuros e críticos.
“Esse projeto é um exemplo claro de como a tecnologia pode se unir à biotecnologia e à saúde para transformar práticas, melhorar a formação de profissionais e, principalmente, salvar vidas”, ressalta a coordenadora do PPGB/UnP, professora Dra. Amália Rêgo.
Imposto de Renda 2025: Receita altera declaração de despesas médicas
Aplicativo Receita Saúde passa a ser obrigatório para profissionais de saúde e, com isso, pacientes não precisarão mais guardar recibos em papel para comprovar despesas dedutíveis
A partir de 1º de janeiro de 2025, profissionais de saúde pessoas físicas, como médicos, dentistas, fisioterapeutas e psicólogos, terão que emitir recibos de serviços exclusivamente pelo aplicativo Receita Saúde. A medida, que já estava disponível de forma facultativa desde abril deste ano, promete simplificar a vida dos pacientes e profissionais, ao mesmo tempo em que reduz inconsistências na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.
Com o uso obrigatório da ferramenta, pacientes não precisarão mais guardar recibos em papel para comprovar despesas dedutíveis. Essas informações serão carregadas automaticamente na declaração pré-preenchida do IR, enquanto os profissionais terão suas receitas lançadas diretamente no sistema. Até o início de dezembro, mais de 380 mil recibos já haviam sido emitidos pelo aplicativo, somando R$ 215 milhões em serviços de saúde.
“Essa mudança tem um impacto direto na confiabilidade das informações declaradas, oferecendo aos contribuintes maior comodidade e segurança, já que elimina a necessidade de comprovar manualmente as despesas médicas. Para os profissionais de saúde, significa menos chances de cair na malha fina e uma oportunidade de manter uma gestão mais eficiente e transparente de suas receitas”, explica Daniel Carvalho, contador e diretor da Rui Cadete.
Segundo dados da Receita Federal, cerca de 25% das declarações que caem na malha fina têm algum tipo de inconsistência ligada a recibos médicos emitidos por profissionais de saúde.
Quem deve usar e como funciona
O Receita Saúde é destinado exclusivamente a profissionais de saúde pessoas físicas que possuem registro ativo em conselhos profissionais. A ferramenta está integrada ao aplicativo da Receita Federal, disponível para dispositivos móveis com sistemas iOS e Android. O recibo deve ser emitido no momento do pagamento pelo serviço, e, caso o pagamento seja parcelado, um recibo deve ser gerado para cada parcela.
“A digitalização de processos fiscais é um caminho sem volta. Com iniciativas como o Receita Saúde, o governo não apenas facilita a vida do contribuinte, mas também reforça a transparência e a organização das informações prestadas. É uma evolução necessária”, conclui Daniel Carvalho.