De detectores de CO2 a simulador de remo: edifício que muda de cor trará inovações em saúde e condicionamento físico

 

Primeiro “edifício árvore” do Brasil que, inclusive, muda de cor ao longo do tempo, segue a tendência global imobiliária de bem-estar, que tem crescido em média 18,1% ao ano. Integra as normas “well living” focadas na qualidade de vida dos moradores com sistemas inovadores de detecção de CO2, de renovação de ar mesmo com equipamentos ligados e janelas fechadas, de geração de água filtrada e implantação de recursos de condicionamento físico como banheira de gelo, simulador de remo e até sinalização especial nas escadas que incentivam o movimento.

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Créditos: Divulgação/Fischer Group

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Dezembro, 2024 – O mercado imobiliário de bem-estar tem sido o setor de “wellness” que cresce mais rápido na economia mundial comparado com outros 11 setores de bem-estar após a pandemia, segundo pesquisa do Global Wellness Institute. O relatório deste ano sobre o crescimento do mercado imobiliário de bem-estar global da instituição apontou um salto de US$ 225,2 bilhões em 2019 para US$ 438,2 bilhões em 2023, 18,1% ao ano, e a tendência é que a incorporação de elementos ligados à saúde mental, ar puro, água filtrada, alimentação saudável e contato com a natureza, por exemplo, se desenvolvam ainda mais nas residências. No Brasil, além de certificações sustentáveis, a incorporadora Fischer, do Fischer Group, é um exemplo de inovação na utilização de ferramentas e sistemas focados não apenas no edifício em si, mas que impactem na saúde do morador.

Auris Residenze, com projeto recentemente apresentado na cidade catarinense com metro quadrado mais valorizado do país, Balneário Camboriú, traz fachada contrastante com os famosos arranha-céus de luxo existentes por meio do “edifício árvore” com características totalmente focadas em sustentabilidade e “well living”. Com concreto aparente e pigmentação especial, a própria estrutura de sustentação serve como elemento de design e, inclusive, assim como a árvore, altera a coloração ao longo do tempo. Foi projetado pelo mundialmente renomado escritório de arquitetura italiano Archea Associati, que estreia o primeiro trabalho para um empreendimento residencial no Brasil.

Os diferenciais da estrutura se conectam com sistemas inovadores implementados na construção que irão garantir ar puro dentro dos apartamentos e em todas as áreas comuns, ou seja, a renovação de ar será feita constantemente, mesmo em ambientes fechados e com equipamentos de ar ligados, além de tecnologias de detecção de níveis de CO2, inclusive nas garagens. O tratamento e filtragem da água irão oferecer água de alta qualidade até no chuveiro e garantir a entrega mesmo em momentos de falta de fornecimento pela cidade. Além disso, a funcionalidade da estrutura vai além, integrando folhagens na fachada com sistema de irrigação automática e, por outro lado, os materiais e métodos construtivos garantirão a sustentação dos apartamentos, livre de colunas.

Análise trazida pela empresa do mercado imobiliário norte-americano Zillow, no final de 2023, afirma que nos EUA as menções de ‘bem-estar’ já aumentaram 32% nas descrições de listagens de imóveis para venda por lá e, entre os recursos mais comuns nessas listagens estão: condicionamento físico, filtragem de ar, filtragem de água e banheiras de hidromassagem. O cenário tem ganhado força em outras partes do mundo.

No empreendimento brasileiro Auris, a área de lazer também deverá se destacar em termos de qualidade de vida. O espaço wellness não apenas irá incorporar elementos comuns de condicionamento físico mas irá estimular outras atividades com a inclusão de máquinas como simulador de remo, que faz uma alusão à comunidade da vela ligada à sustentabilidade e da qual o CEO do Grupo Fischer, Cláudio Fischer, também faz parte.

“O próprio nome Auris traz uma referência aos sentidos, à audição, à sensação de experiências ligadas à natureza em meio ao ar puro, e homenageia o mundo da vela, uma comunidade muito ligada com a preservação ambiental. Como velejador, fiz questão de trazer essa referência ao empreendimento”, conta Cláudio Fischer.

Ao implantar as normas globais que atendem a WELL Building Standard, que assegura saúde e bem-estar dos moradores, além do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que avalia a sustentabilidade e a eficiência energética das edificações, o empreendimento se enquadra nas tendências de compras e, com isso, reforça a valorização imobiliária.

Outros elementos em alta no universo “wellness” apontados em pesquisas internacionais, entre eles, jardins sensoriais e banheiras também estão previstos na área de lazer e bem estar do Auris, inclusive, hidro que poderá ser utilizada para banhos de gelo após intensos exercícios físicos, sem falar na sinalização e na iluminação das áreas comuns, também nas escadas, incentivando as pessoas a se movimentarem.

O empreendimento é uma obra do Fischer Group, com histórico de contribuição ao desenvolvimento da região desde a década de 50 quando implantou do Hotel Fischer, o primeiro hotel de luxo do Sul e um ícone nacional da hotelaria que, na época, recebeu inclusive, ex presidentes. Por meio das novas gerações, o objetivo, segundo o CEO Cláudio Fischer, é trazer mais uma novidade que se transforme em um novo marco para a construção civil no país e contribua com a vinda de novas tecnologias e obras focadas em bem-estar. O Grupo também já conta com sólida trajetória de projetos e construções “boutique” por meio de parcerias com empresas especializadas e outras construtoras de renome. Porém, este é o primeiro empreendimento executado exclusivamente pela holding catarinense, com liderança de executivos com vivência e formação internacional.

Sobre o Fischer Group

Focado em projetos ousados e visão empreendedora marcada por gerações, a história do Fischer Group tem relação direta com o desenvolvimento da cidade catarinense de Balneário Camboriú, e iniciou na década de 50 com a inauguração do primeiro hotel de luxo da cidade e do sul, o Hotel Fischer, um marco para hotelaria local e nacional na época e que recebeu grandes personalidades públicas e celebridades. A marca Fischer seguiu em renovação e, por meio de especializações e estudos intensos no Brasil e no exterior trouxe, na terceira e na quarta geração, a missão de propagar o “novo luxo” diretamente relacionado à qualidade de vida.  Por meio de parcerias com grandes marcas da construção civil, executou empreendimentos diferenciados e de alto padrão como o Terraço Boa Vista, a Casa Cubo, a Casa Estaleiro e o Fischer Dreams, que está sendo erguido no mesmo local do antigo hotel. Auris Residenze entra no mercado como uma “obra-prima da arquitetura viva” e consolida ainda mais o Fischer Group no mercado de empreendimentos ao estilo “boutique”.

https://www.fischergroup.com.br/