Os principais desafios da gestão de recursos humanos no mercado publicitário foram debatidos nesta quinta-feira (13), durante o workshop “Transforma”, promovido pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Norte (Sinapro/RN). O evento reuniu gestores e líderes de RH das agências associadas de Natal e de cidades do interior do estado, como Mossoró e Caicó. O encontro aconteceu no Hotel Barreira Roxa, na Via Costeira, e contou com a participação do consultor da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) e fundador da Delta Consulting, Fernando Braga, que compartilhou sua expertise no setor.
Durante o evento, os participantes discutiram os desafios enfrentados pelas agências na área de RH, com destaque para a atração e retenção de talentos. “O talento humano e a construção de uma cultura sólida são dois fatores indispensáveis a qualquer empresa que deseja ser bem sucedida. A força do nosso negócio está nas pessoas. E a atração e a retenção de talentos tem se tornado um desafio cada vez maior, não só para a indústria criativa mas também para todos os segmentos. O Transforma joga luz sobre o tema, apontando soluções práticas e reforçando a importância do nosso ecossistema associativo Sinapro/Fenapro” destacou Renato Quaresma, presidente do Sinapro/RN.
Fernando Braga, palestrante do workshop, ressaltou a importância de uma boa definição da estratégia da organização para atrair e reter os talentos certos. “A mensagem principal é que tudo começa com uma boa definição, por incrível que pareça, da estratégia de onde a organização quer chegar. Porque a partir disso, você vai entender qual perfil de equipe que você precisa e que você quer. E tudo começa com uma boa seleção”, explicou.
O workshop “Transforma” também foi visto como uma boa oportunidade para fortalecer o mercado de agências do Rio Grande do Norte. Augusto Catônio, CEO da agência Comarket e convidado do evento, destacou a importância do papel de instituições como o Sinapro/RN e a Fenapro em levar conhecimento e promover a troca de ideias entre os profissionais do setor. “Acho que é fundamental a gente ter esse momento de troca de ideias, troca de informações e poder consolidar ainda mais o papel dessas entidades dentro do nosso dia a dia de agência”, afirmou.